Cássio Cunha Lima

Atualizado em 11/03/2014
Candidato a Governador
Paraíba
PSDB / PB

Cássio Cunha Lima é pré-candidato ao cargo de Governador da Paraíba pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Atual senador pelo estado da Paraíba, tem na sua pré-candidatura o rompimento da aliança como Partido Socialista Brasileiro (PSB) do atual governador, e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho. Apesar da possibilidade de se tornar um candidato, Cássio afirmou que preservará a aliança entre PSDB e PSB, e continuará apoiando Ricardo Coutinho. A sua pré-candidatura só será resolvida se o PSDB decidiar lançar uma candidatura própria para o Governo paraibano, o que de acordo com Cássio será definido de forma coletiva, tanto pelo partido quanto pela sociedade.

Nascido no município paraibano de Campina Grande em 1963, Cássio Rodrigues da Cunha Lima, é formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba. Iniciou sua carreira política ainda como estudante secundarista, e exerceu seu primeiro cargo eletivo aos 23 anos como deputado federal constituinte. Além de deputado federal, já foi prefeito de Campina Grande e governador da Paraíba.

Como deputado federal foi autor do projeto que aumentou de meio para um salário mínimo o menor benefício pago pela Previdência Social, e co-autor da emenda que diminuiu de 18 para 16 anos a idade mínima para votar. Em 2007 foi acusado de abuso de poder político por distribuir 35 mil cheques a cidadãos carentes, totalizando o valor de 4 milhões de reais. Após diversos recursos e medidas cautelares, teve seu mandato de Governador cassado em 2009, assumido pelo segundo colocado José Maranhão. Foi um dos políticos beneficiados pela decisão do STF de aplicar a Lei Ficha Limpa somente a partir das eleições de 2012, conseguindo assim ser efetivado como Senador em 2011. Apesar de tudo, foi considerado pelo DIAP, um dos parlamentares em ascensão em 2012 e um dos 100 parlamentares mais influentes em 2013.

Cargos Exercidos