Atualizado em 05/10/2014

Como Tirar o Título de Eleitor

Para tirar o título de eleitor, é necessário que apresente no cartório eleitoral mais próximo da sua residência os documentos listados abaixo.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor

  • Documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional);
  • Comprovante de Residência (contas de água, luz, telefone, ou qualquer correspondência oficial recebida no domicílio em seu nome);
  • Certificado de Quitação do Serviço Militar (somente para pessoas do sexo masculino e maiores de 18 anos).

Prazo para tirar o título de eleitor ou pedir transferência de domicílio

Por 2014 ser um ano eleitoral, o prazo final para requerer o Título ou pedir transferência de domicílio para outro Município, Estado ou País, é 151 dias antes das eleições, neste ano até o dia 7 de maio.

Caso utilize o serviço de pré-atendimento online da Justiça Eleitoral, o Título Net, a data limite é o dia 2 de maio, cinco dias antes do prazo final estipulado para o requerimento ou pedido de transferência de domicílio.

Título Net

Com o intuito de facilitar o processo de alistamento eleitoral, a Justiça Eleitoral lançou o Título Net, um sistema que permite um pré-atendimento online das obrigações eleitorais, incluindo o requerimento do Título de Eleitor. Acessando esse serviço é possível solicitar o documento, que somente com o preenchimento de todos os campos de identificação é gerado no final do processo um protocolo. Para finalizar o pedido e receber o Título, o eleitor deverá obrigatoriamente comparecer a qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com toda a documentação exigida e o protocolo gerado on-line. Caso não compareça, a solicitação será invalidada.

Por 2014 ser ano eleitoral o eleitor só poderá utilizar o serviço Título Net até o dia 2 de maio, cinco dias antes do fim do prazo para requerimento do Título Eleitoral estipulado pelo Calendário Eleitoral. Após esta data o serviço não estará mais disponível e deverão ser feitas presencialmente nos cartórios eleitorais até o dia 7 de maio.