Dilma Rousseff

Atualizado em 29/03/2014
Candidato a Presidente

Dilma Roussef é pré-candidata à reeleição ao cargo de Presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Mesmo com a possibilidade da candidatura do ex-presidente Lula, o PT confirmou no final de 2013 que o candidato à Presidência do partido nas eleições de 2014 será a atual presidente Dilma Rousseff. Apesar da oficialização das candidaturas acontecerem somente em julho, o ex-presidente Lula declarou em um congresso do partido que a responsabilidade é reeleger sua companheira como presidente da República, concluiu ainda que estará ao lado de Dilma em sua campanha eleitoral, afirmando que em 2014 terão que enfrentar a Dilma, o PT e o Lula.

Nascida na capital mineira de Belo Horizonte em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado pela Universidade de Campinas. Ainda jovem começou a interessar-se pelos ideais socialistas e cedo começou a participar em grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil. Dilma esteve detida durante quase três anos entre 1970 e 1972, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares.

Antes de chegar a Presidência da República foi nomeada a diversos cargos políticos, mas só filiou-se ao PT no ano 2000. Na última pesquisa do Ibope realizada em março de 2014, Dilma aparece em primeiro lugar com 43% e venceria logo no primeiro turno.

Cargos Exercidos