Pesquisa Eleitoral Bahia

Atualizado em 28/08/2014

A mais recente pesquisa Ibope encomendada pela TV Bahia, divulgada dia 27 de agosto de 2014, mostra que Paulo Souto continua na liderança pelo Governo, com a possibilidade de vencer no primeiro turno, e Geddel Vieira Lima na frente por uma vaga ao Senado.

Pesquisa para Governador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Souto (DEM)44%
Rui Costa (PT)15%
Lídice da Mata (PSB)9%
Da Luz (PRTB)1%
Renata Mallet (PSTU)1%
Marcos Mendes (PSOL)0%

Na disputa pelo Governo baiano, Paulo Souto permanece em primeiro lugar com 44% da preferência dos entrevistados, bem distante de Rui Costa que aparece com 15%, Lídice da Mata obteve 9%, Da Luz e Renata Mallet 1% cada e Marcos Mendes não atingiu a pontuação mínima de 1%. Os votos em branco ou nulo somaram 16% e os indecisos 14%.

Os eleitores também foram questionados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, onde Da Luz foi o mais rejeitado com 21% das menções dos entrevistados, seguido por Lídice da Mata e Paulo Souto com 20% cada, Rui Costa com 17%, enquanto Marcos Mendes e Renata Mallet foram citados por 15% cada. 10% afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos e 32% ainda não sabem ou não opinaram.

Neste levantamento simularam um segundo turno entre Paulo Souto e Lídice da Mata, onde Souto seria eleito com 49% das intenções de voto, contra os 17% alcançados por Lídice. 18% declararam que votariam em branco ou nulo e 16% ainda estão indecisos.

Pesquisa para Senador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Geddel Vieira Lima (PMDB)35%
Otto Alencar (PSD)17%
Eliana Calmon (PSB)4%
Hamilton Assis (PSOL)1%
Adson Gomes (PEN)1%

Em um cenário com os candidatos que concorrem ao Senado, Geddel Vieira Lima aparece na frente com 35%, seguido por Otto Alencar com 17% e Eliana Calmon com 4%, enquanto Hamilton Assis e Adson Gomes obtiveram 1% cada. 20% optaram pelo voto em branco ou nulo e 21% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto de 2014 com 1.008 entrevistados em 59 municípios da Bahia. A margem de erro é que três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-BA sob o protocolo nº BA-00013/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00433/2014, e foi divulgada no site Globo.com em duas partes, para o Governo e Senado.

.......................................................................................................................................

Mediante o levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) encomendado pelo "Bahia Notícias", divulgado dia 15 de agosto de 2014, Paulo Souto continua com grandes chances ser eleito Governador no primeiro turno, enquanto Geddel Vieira Lima lidera a corrida ao Senado.

Pesquisa para Governador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Souto (DEM)47%
Rui Costa (PT)14%
Lídice da Mata (PSB)9%
Da Luz (PRTB)2%
Marcos Mendes (PSOL)1%
Renata Mallet (PSTU)1%

Numa simulação com os seis candidatos que concorrem ao Governo, Paulo Souto aparece em primeiro com 47% das intenções de voto, seguido de Rui Costa com 14%, Lídice da Mata com 9% e Da Luz com 2%, enquanto Marcos Mendes e Renata Mallet obtiveram 1% cada. Os votos em branco ou nulo somaram 13%, mesma porcetagem dos que ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Quando não são exibidos os nomes dos candidatos, Paulo Souto também fica na frente com 20% das menções dos entrevistados, Rui Costa vem na sequência com 7%, seguido de Lídice da Mata que recebeu 3% e Jaques Wagner que aparece com 2%. Os eleitores ainda mencionaram Da Luz, Arthur Maia, Otto Alencar, ACM Neto, César Borges, José Ronaldo Eduardo Campos, Aécio Neves, Alan Sanches e Nelson Peregrino. 11% optaram pelo voto em branco ou nulo e 55% não sabem ou não opinaram.

Pesquisa para Senador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Geddel Vieira Lima (PMDB)36%
Otto Alencar (PSD)19%
Eliana Calmon (PSB)6%
Addson Gomes (PEN)3%
Hamilton Assis (PSOL)2%

Na disputa por uma vaga no Senado, Geddel Vieira Lima lidera com 36% da preferência dos entrevistados, Otto Alencar aparece em segundo com 19%, seguido de Eliana Calmon com 6%, Addson Gomes com 3% e Hamilton Assis com 2%. Os votos em branco ou nulo atingiram 17% e os que estão indecisos ou não responderam 19%.

Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Geddel Vieira Lima permanece em primeiro com 8% das citações, Otto Alencar obteve 4%, enquanto Eliana Calmon e Addson Gomes foram mencionados por 1% cada. César Borges, Antônio Imbassahy, Rui Costa, Alice Portugal, Paulo Souto, Lídice da Mata, Aécio Neves, Jaques Wagner, José Ronaldo, Deraldo Damasceno, Bruno Reis, Nelson Peregrino e Ícaro Dias também foram citados, mas todos com menos de 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 13% e os que não sabem ou não quiseram responder 72%.

Pesquisa para Presidente da República na Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Dilma (PT)55%
Aécio Neves (PSDB)15%
Eduardo Campos (PSB)6%
Pastor Everaldo (PSC)4%
Zé Maria (PSTU)1%
Rui Costa Pimenta (PCO)1%
Luciana Genro (PSOL)1%
Outros*0%
Não Sabe/Não Respondeu11%
Branco/Nulo8%

* Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) não atingiram a pontuação mínima de 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 12 de agosto de 2014 em 75 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº BA-00009/2014 e foi divulgada em três partes, para o Governo, Senado e Presidência.

.......................................................................................................................................

De acordo com a pesquisa Ibope encomendada pela TV Bahia, divulgada dia 23 de julho de 2014, Paulo Solto poderia ser eleito Governador logo no primeiro turno com estes números, enquanto Geddel Vieira Lima venceria a disputa ao Senado.

Pesquisa para Governador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Souto (DEM)42%
Lídice da Mata (PSB)11%
Rui Costa (PT)8%
Da Luz (PRTB)2%
Marcos Mendes (PSOL)1%
Renata Mallet (PSTU)1%

Em um cenário com os seis candidatos ao Governo, Paulo Souto aparece na frente com 42% das intenções de voto, com grande vantagem para a segunda colocada, Lídice da Mata, que obteve 11%, Rui Costa vem em seguida com 8%, Da Luz com 2%, enquanto Marcos Mendes e Renata Mallet obtiveram 1% cada. Os votos em branco ou nulo totalizaram 18% e os indecisos 17%.

Quando os entrevistados foram questionados em qual dos candidatos não votariam de forma alguma, com a possibilidade de escolher mais de um candidato, Da Luz foi o mais rejeitado com 27% das menções, Lídice da Mata foi citada por 20%, Paulo Souto e Rui Costa receberam 18% das menções cada, enquanto Marcos Mendes e Renata Mallet receberam 13% cada. Os que declararam que não rejeitariam nenhum candidato somaram 11% e os que não sabem ou não quiseram opinar 25%.

Pesquisa para Senador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Geddel Vieira Lima (PMDB)34%
Otto Alencar (PSD)17%
Eliana Calmon (PSB)5%
Hamilon Assis (PSOL)1%
Idalba Marins (PEN)1%

Numa simulação com os cinco candidatos que concorrem a uma vaga no Senado, Geddel Vieira Lima aparece em primeiro com 34% das intenções de voto, seguido de Otto Alencar com 17%, Eliana Calmon com 5%, enquanto Hamilton Assis e Idalba Marins foram mencionados por 1% cada. 19% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 23% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho de 2014 com 1.008 entrevistados em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-BA sob o protocolo nº BA-0006/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00237/2014, e foi divulgada no site Globo.com em duas partes, para o Governo e Senado.

.......................................................................................................................................

Segundo o levantamento realizado pelo Ibope divulgado pelo jornal “Correio” dia 27 de maio de 2014, o ex-governador Paulo Souto lidera a preferência dos entrevistados e caso a eleição fosse hoje, venceria logo no primeiro turno com 42% das intenções de voto.

Pesquisa para Governador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Souto (DEM)42%
Lídice da Mata (PSB)11%
Rui Costa (PT)9%
Da Luz (PRTB)2%
Marcos Mendes (PSOL)1%

Em uma simulação com cinco possíveis candidatos, Paulo Souto aparece na frente com 42% das menções do eleitorado, seguido de Lídice da Mata com 11%, empatada tecnicamente com Rui Costa com 9%. Da Luz foi citado por 2% dos entrevistados, enquanto Marcos Mendes obteve 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 19% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 16%.

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Paulo Souto mantém a liderança com 13% das intenções de voto, o atual governador, Jaques Wagner foi mencionado por 6%, enquanto Rui Costa e Geddel Vieira Lima obtiveram 3% cada. Lídice da Mata foi citada por 1%, os indecisos ou aqueles que não opinaram somaram 49%.

Foram testados três possibilidades de segundo turno, caso Paulo Souto enfrentasse diretamente Lídice da Mata, o ex-governador venceria a senadora com 46% das intenções de voto, contra 18% alcançados por Lídice. Numa disputa entre Souto e Rui Costa, a vantagem do ex-governador aumenta um pouco, e venceria com 48% contra 15% do ex-secretário da Casa Civil. Se Lídice da Mata concorresse com Rui Costa, a senadora obteria a vitória com 35%, enquanto o ex-secretário ficaria em segundo com 16%, e os votos em branco ou nulo totalizaram 33%.

Também foi questionado em qual candidato os entrevistados não votariam de forma alguma, e neste cenário, Da Luz foi o pré-candidato mais rejeitado com 28%, Paulo Souto e Rui Costa foram mencionados por 14% cada, enquanto Lídice da Mata obteve 11% das menções.

Pesquisa para Senador da Bahia

CandidatoIntenções de Voto (%)
Geddel Vieira Lima (PMDB)34%
Otto Alencar (PSD)14%
Eliana Calmon (PSB)5%
Hamilton Assis (PSOL)2%

Na pesquisa estimulada para o cargo de senador, Geddel Vieira Lima aparece na frente com 34% das intenções de voto, Otto Alencar é mostrado em segundo com 14%, seguido de Eliana Calmon com 5% e Hamilton Assis com 2%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 19% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 26%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio de 2014 com 1.008 entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-BA sob o protocolo nº BA-00004/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00130/2014, e foi divulgada no site correio24horas.com.br.