Pesquisa Eleitoral Ceará

Atualizado em 11/06/2014

O último levantamento realizado pelo Ibope divulgado pelo site do jornal “Diário do Nordeste” dia 08 de junho de 2014 mostra Eunício Oliveira ainda na frente com no mínimo 30% das intenções de voto, mas com uma menor diferença para o segundo colocado, Domingos Filho com 22%, quando os candidatos são apresentado com seus apoiadores.

Pesquisa para Governador do Ceará

CandidatoIntenções de Voto (%)
Eunício Oliveira (PMDB)30%
Domingos Filho (PR)22%
Roberto Pessoa (PROS)15%
Ailton Lopes (PSOL)4%
Nicolle Barbosa (PSB)3%

No primeiro cenário testado com a apresentação dos apoiadores dos candidatos, Eunício Oliveira com o apoio de Michel Temer, obteve 30% da preferência dos entrevistados, seguido de Domingos Filho com 22%, mostrado com o apoio de Cid Gomes, Roberto Pessoa aparece com 15%, quando associado ao ex-governador Lúcio Alcântara, Ailton Lopes com o apoio da ex-senadora Heloísa Helena foi mencionado por 4% e Nicolle Barbosa apoiada pelo ex-governador Eduardo Campos por 3%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 15% e os que não sabem em quem votar ou não responderam 11%.

Com Mauro Filho, também do PROS e apoiado por Cid Gomes, no lugar de Domingos Filho, Eunício amplia sua vantagem e aparece com 33%, Roberto Pessoa fica com o segundo lugar com 17% das menções, Mauro Filho vem em seguida com 15%, Ailton Lopes com 4% e Nicolle Barbosa com 3%. Os votos em branco ou nulo somaram 17% e os indecisos ou que não opinaram 11%.

Ao substituir Mauro Filho por Zezinho Albuquerque, apoiado pelo mesmo partido, Eunício Oliveira se mantem com os 33%, Roberto Pessoa foi mencionado por 16%, Zezinho Albuquerque por 14%, Ailton Lopes por 4% e Nicolle Barbosa por 3%. Os votos em branco ou nulo atingiram 18%, enquanto os que ainda não sabem ou não responderam 12%.

Numa simulação com Izolda Cela como candidata do PROS com o apoio de Cid Gomes, Eunício Oliveira chega aos 34% das intenções de voto, Roberto Pessoa é mostrado com 16%, Izolda Cela com 13%, Ailton Lopes com 4% e Nicolle Barbosa com 4%. Os entrevistados que optaram pelo voto em branco ou nulo somaram 17%, enquanto os que não sabem ou não opinaram 13%.

No quinto cenário, Izolda Cela é substituída por Leônidas Cristino, que também é apoiado pelo PROS, Eunício Oliveira aparece com 33% da preferência dos entrevistados, seguido de Roberto Pessoa com 16%, Leônidas Cristino com 15%, Nicolle Barbosa e Ailton Lopes com 4% cada. 16% dos entrevistados declararam o voto em branco ou nulo e 12% se colocaram como indecisos ou não responderam.

Também foi perguntado em qual dos candidatos os entrevistados não votariam de forma alguma, com a possibilidade de escolher mais de um candidato. Zezinho Albuquerque foi o mais rejeitado, com 18% das menções dos entrevistados, Mauro Filho vem em seguida com 17%, Izolda Cela foi mencionada por 15%, Roberto Pessoa por 14%, Domingos Filho por 13%, Leônidas Cristino e Ailton Lopes por 12% cada e Eunício Oliveira por 11%. Os que afirmaram que votariam em todos os candidatos totalizaram 14%.

Foram testados também cinco cenários sem a apresentação do apoio dos candidatos. No primeiro deles, Eunício Oliveira amplia um pouco sua vantagem aparecendo com 36% das menções, Roberto Pessoa aparece com 15%, Domingos Filho com 8%, enquanto Ailton Lopes e Nicolle Barbosa foram mencionados por 2% cada. 19% optaram pelo voto em branco ou nulo e 18% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Numa outra simulação, Eunício Oliveira aparece com 38% das intenções de voto, com Roberto Pessoa em segundo com 17%, seguido de Leônidas Cristino com 4%, Ailton Lopes com 3% e Nicolle Barbosa com 2%. Os votos em branco ou nulo atingiram 18% e os indecisos ou que não opinaram 17%.

Com Izolda Cela no lugar de Leônidas Cristino, Eunício Oliveira alcançou os 39%, Roberto Pessoa obteve 18%, Ailton Lopes 3%, Nicolle Barbosa 2% e Izolda Cela 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 19% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 17%.

Caso Zezinho Albuquerque fosse o candidato do PROS, Eunício Oliveira manteve os 39%, Roberto Pessoa foi mencionado por 17%, Zezinho Albuquerque por 4%, Ailton Lopes por 3% e Nicolle Barbosa por 2%. Os votos em branco ou nulo somaram 18% e os indecisos ou que não opinaram 17%.

Com a substituição de Zezinho Albuquerque por Mauro Filho, Eunício Oliveira também é citado por 39% dos entrevistados, Roberto Pessoa continua em segundo com 18%, Mauro Filho vem em seguida com 3%, enquanto Ailton Lopes e Nicolle Barbosa aparecem com 2% cada. 19% optaram pelo voto em branco ou nulo e 17% não sabem em quem votar ou não responderam.

Pesquisa para Senador do Ceará

CandidatoIntenções de Voto (%)
Tasso Jereissati (PSDB)47%
Inácio Arruda (PCdoB)17%
Luizianne Lins (PT)7%
Geovana Cartaxo (PSB)3%

Com relação à disputa pelo Senado, Tasso Jereissati é o mais votado em todos os cenários. Com Luizianne Lins como candidata do PT, Tasso aparece com 47% das intenções de voto, seguido de Inácio Arruda com 17%, Luizianne Lins com 7% e Geovana Cartaxo com 3%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 14% e os que ainda estão indecisos ou não responderam 13%.

Num cenário com José Guimarães como candidato do PT, Tasso Jereissati se manteve com 47% da preferência dos entrevistados, Inácio Arruda vem em seguida com 18% das menções, José Guimarães obteve 6% e Geovana Cartaxo 3%. Os votos em branco ou nulo atingiram 14% e os que ainda não sabem em quem votar ou não opinaram 13%.

Na pergunta espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Tasso Jereissati foi mencionado por 7%, Inácio Arruda por 3% e José Guimarães por 1%. Outros candidatos reuniram 2% das menções dos entrevistados, 15% optaram pelo voto em branco ou nulo e 72% se declararam indecisos ou não responderam.

Quando questionado em qual dos candidatos os entrevistados não votariam de forma alguma, com a possibilidade de escolher mais de um candidato, Luizianne Lins é a mais rejeitada com 25% das menções dos entrevistados, Geovana Cartaxo e Inácio Arruda aparecem com 20% cada, Tasso Jereissati obteve 19% e José Guimarães 17%. Os que afirmaram que poderia votar em todos os candidatos somaram 11%, enquanto os indecisos ou que não opinaram 23%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de junho de 2014 com 1.008 entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-CE sob o protocolo nº CE-00008/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00148/2014.

Links da Pesquisa: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/influencia-dos-apoios-no-resultado-da-pesquisa-1.1032399

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/dilma-e-tasso-estao-na-lideranca-1.1032675

................................................................................................................................................

Segundo a pesquisa sobre a disputa eleitoral no Ceará realizada pelo Instituto Zaytec e divulgada no site da “TV Cidade” no dia 21 de maio de 2014, o senador Eunício Oliveira permanece na liderança ao Governo, e venceria logo no primeiro turno com no mínimo 32% das intenções de voto.

Pesquisa para Governador do Ceará

CandidatoIntenções de Voto (%)
Eunício Oliveira (PMDB)32%
Roberto Pessoa (PR)14,5%
Domingos Filho (PROS)8,2%
Ailton Lopes (PSOL)1,7%
Nicolle Barbosa (PSB)1,7%

Nesta pesquisa foram simulados cinco cenários com possíveis candidatos ao cargo de governador. Em todos eles, Eunício Oliveira aparece na frente, com no mínimo 32% da preferência dos entrevistados. Neste cenário, Roberto Pessoa vem em seguida com 14,5%, Domingos Filho obteve 8,2%, enquanto Ailton Lopes e Nicolle Barbosa obtiveram 1,7% cada. Os votos em branco ou nulo totalizaram 18% e o que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 23%.

Em outro cenário com Leônidas Cristino, também do PROS, no lugar de Domingos Filho, Eunício Oliveira amplia sua vantagem com 34,9% das menções do eleitorado, Roberto Pessoa continua em segundo lugar com 17,9%, seguido de Leônidas Cristino com 3,1%, Ailton Lopes com 1,9% e Nicolle Barbosa com 1,8%. Os que optaram pelo voto em branco ou nulo somaram 18,9% e os que não sabem ou não opinaram 21,6%.

Com Mauro Filho substituindo Leônidas Cristino, que fazem parte do mesmo partido, Eunício Oliveira aumenta a diferença para o segundo colocado, e chega ao 34,5%, com Roberto Pessoa alcançando 17,2%. Mauro Filho obteve 4,4% das menções, Ailton Lopes e Nicolle Barbosa mantiveram os números do cenário anterior, 1,9% e 1,8% respectivamente. 18% escolheram o voto em branco ou nulo, enquanto 22,2% ainda estão indecisos ou não responderam.

Numa simulação com Izolda Cela como candidata do PROS, Eunício Oliveira obtém seu maior percentual neste levantamento, 36% das intenções de voto, Roberto Pessoa foi citado por 18%, Ailton Lopes sobe para 2%, Nicolle Barbosa para 1,9% e Izolda Cela alcançou 1,1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 18,7% e os que não sabem em quem votar ou não opinaram 22,3%.

Foi testado também um cenário com Zezinho Albuquerque no lugar de Izolda Cela, neste caso, Eunício Oliveira desceu para 35,9% das citações dos entrevistados, Roberto Pessoa para 17,3% e Zezinho apareceu com 2%. Ailton Lopes alcançou 1,9%, enquanto Nicolle Barbosa obteve 1,8%, os votos em branco ou nulo foram mencionados por 18,2% e os que se declararam indecisos ou não responderam 22,9%.

Também foi questionado em quem o entrevistado não votaria de formar alguma para governador, com a opção de múltipla escolha. Ailton Lopes foi o candidato mais rejeitado, com 20,7% das menções, Izolda Cela e Nicolle Barbosa empataram com 19,8% cada. Zezinho Albuquerque foi citado por 16,3%, Leônidas Cristino por 16%, Roberto Pessoa por 13,7%, Domingos Filho por 13,2%, Mauro Filho por 12,2% e Eunício Oliveira por 11,5%. Os que afirmaram votar em qualquer um dos candidatos totalizaram 11,6% e os indecisos ou que não responderam 39,6%.

Pesquisa para Senador do Ceará

CandidatoIntenções do Voto (%)
Tasso Jereissati (PSDB)50,3%
Inácio Arruda (PCdoB)20%
José Guimarães (PT)8,1%
Geovana Cartaxo (PSB)1,7%

Com relação à disputa ao Senado, a pesquisa mostra Tasso Jereissati lidera com folga com os 50,3% das intenções de voto, Inácio Arruda aparece em seguida com 20%, José Guimarães com 8,1% e Geovana Cartaxo com 1,7%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 11,1% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 8,8%.

Quando perguntando em quem não votariam de maneira alguma com a opção de escolher mais de um candidato, José Guimarães aparece como o mais rejeitado com 30,6%, Geovana Cartaxo foi mencionada por 28%, Inácio Arruda por 23,4% e Tasso Jereissati por 18,3%. Os entrevistados que declararam votar em qualquer um dos candidatos apresentado somaram 6,2% e os que ainda não sabem ou não responderam 26,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de maio de 2014 com 1.537 entrevistados. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-CE sob o protocolo nº CE-00007/2014.

Links da Pesquisa: http://cnews.com.br/cnews/noticias/66436/tv_cidade_encomenda_pesquisa_para_governo_do_ce

http://cnews.com.br/cnews/noticias/66511/tasso_jereissati_lidera_pesquisa_para_o_senado

................................................................................................................................................

No levantamento Ibope sobre as intenções de voto para governador do Ceará, divulgado dia 05 de maio de 2014 no site do jornal “Diário do Nordeste”, o senador Eunício Oliveira continua na frente com no mínimo 42% da preferência dos eleitores, com este número, o senador venceria já no primeiro turno.

Pesquisa para Governador do Ceará

CandidatoIntenções de Voto (%)
Eunício Oliveira (PMDB)42%
Luizianne Lins (PT)12%
Nicolle Barbosa (PSB)5%
Ailton Lopes (PSOL)4%

Em todas as simulações estimuladas, o nome de Eunício Oliveira é apresentado. Os 42% alcançados, foi a menor porcentagem de intenções de voto alcançada. Luizianne Lins aparece em segundo lugar com 12% das menções, seguida de Nicolle Barbosa com 5% e Ailton Lopes com 4%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 24% e os que ainda não sabem em quem votar ou não opinaram 14%.

Com o deputado estadual Camilo Santana do PT no lugar de Luizianne Lins, Eunício obteve 43% das menções do eleitorado, logo depois aparece Camilo com 6%, Nicolle Barbosa com 4% e Ailton Lopes com 3%. Os entrevistados que declararam o voto em branco ou nulo somaram 26%, enquanto os que não sabem ou não responderam 19%.

Numa disputa com o deputado estadual Zezinho Albuquerque do PROS substituindo Camilo Santana, Eunício Oliveira amplia um pouco sua vantagem com 44% das intenções de votos. Zezinho ficou com 6%, Nicolle 5% e Ailton 4%, enquanto 25% mencionaram o voto em branco ou nulo e 15% estão indecisos ou não responderam.

Ao trocar Zezinho Albuquerque pelo atual vice-governador Domingos Filho do PROS, Eunício permanece na frente com 43% das citações, o vice-governador alcançou 7% da preferência, Nicolle obteve 5% e Ailton 3%. Os votos em branco ou nulo foram optados por 25% e os que ainda estão indecisos ou não opinaram 16%.

Em um cenário sem Domingos Filho, mas com o deputado estadual Mauro Filho do mesmo partido, Eunício se mantem com os 43%, mas as citações do candidato do PROS chega a 8%. Nicolle e Ailton também permaneceram com os menos números, 5% e 3%, respectivamente. 25% dos entrevistados escolheram o voto em branco ou nulo e 15% ainda não sabe em quem votar ou não responderam.

Com a secretária de educação Izolda Cela, também do PROS, no lugar de Mauro Filho, Eunício Oliveira alcançou seu maior pico, com 46% das intenções de voto. Nicolle Barbosa aparece em segundo lugar com 6%, seguida de Ailton Lopes com 4% e Izolda com 1%. Os votos em branco e nulo somaram 26% e os indecisos ou que não responderam 16%.

Sem a citação de nomes dos candidatos, 68% dos entrevistados declararam que ainda não sabem em quem votar ou não opinaram, Eunício foi mencionado por 4% e Luizianne por 1%. Os outros candidatos foram citados por 10% e 17% optaram pelo voto em branco ou nulo.

Também foi questionado em qual candidato o entrevistado não votaria em hipótese alguma, com a opção de escolher mais de um candidato. Luizianne Lins foi desaprovada por 31%, Izola Cela e Mauro Filho foram rejeitados por 15% cada, Nicolle Barbosa foi mencionada por 14%, Camilo Santana e Ailton Lopes por 13%, e Eunício Oliveira e Domingos Filho por 12%. Os que não sabem ou não opinaram totalizaram 21%, enquanto 18% afirmaram que votariam que todos os candidatos apresentados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2014 com 1.008 entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada do TER-CE sob o protocolo nº CE-00005/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00100/2014.

Link da Pesquisa: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/eunicio-lidera-em-todos-os-cenarios-1.1009248

................................................................................................................................................

De acordo com a pesquisa feita pelo Ibope em março de 2014 divulgada pelo site da revista “Exame”, o senador Eunício Oliveira aparece liderando em todos os cenários, e caso a eleição fosse hoje, venceria logo no primeiro turno com no mínimo 39% das intenções de votos.

Pesquisa para Governador Ceará

CandidatoIntenções de Votos (%)
Eunício Oliveira (PMDB)39%
Luizianne Lins (PT)11%
Ailton Lopes (PSOL)3%
Nicolle Barbosa (PSB)3%

Considerando um cenário onde alguns dos pré-candidatos são apresentados, Eunício Oliveira ficou com 39% das intenções de votos, seguido de Luizianne Lins com 11%, Ailton Lopes e Nicolle Barbosa ficaram empatados, com 3% cada. Os entrevistados que votariam em branco ou nulo somam 22% e os que não sabem ou não responderam 21%.

Quando não são mostrados os nomes de quaisquer candidatos, 80% dos eleitores não souberam ou não opinaram e Eunício Oliveira permaneceu na frente com 3% das intenções de votos, enquanto 9% votariam em branco ou nulo.

O levantamento colocou diversos cenários com quatro candidatos, e dentre os que Eunício foi apresentado, todos o mostraram como primeiro colocado com a possibilidade de vencer logo no primeiro turno. O maior número alcançado por Eunício foi 42% das intenções de votos, quando colocado ao lado de Ailton Lopes e Nicolle Barbosa, que ficaram com 4% cada, e Izolda Cela que não foi mencionado por nenhum entrevistado, obtendo 0%. Aqueles que votariam em branco ou nulo totalizaram 25%, mesmo percentual do que não sabem ou não responderam.

Disputando com Zezinho Albuquerque no lugar de Isolda Cela, Eunício também foi mencionado por 42% do eleitorado, seguido de Ailton e Zezinho com 4% cada e Nicolle Barbosa com 3%. Neste cenário, 25% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 24% ainda não sabem ou não opinaram.

Pesquisa para Senador do Ceará

CandidatoIntenções de Votos (%)
Tasso Jereissati (PSDB)47%
Inácio Arruda (PCdoB)22%
José Guimarães (PT)5%
Geovana Cartaxo (PSB)3%

Foram considerados dois cenários para a disputa ao cargo de senador, em todos eles Tasso Jereissati venceria com folga, caso as eleições fossem hoje. Disputando com o atual senador Inácio Arruda, José Guimarães e Geovana Cartaxo, Tasso aparece na frente com 47% das intenções de votos, seguido de Inácio com 22%, José com 5% e Geovana com 3%. Os que disseram que votariam em branco ou nulo somam 13% e os que ainda estão indecisos 10%.

Com Luizianne Lins no lugar de José Guimarães, Tasso lidera com 49%, Inácio Arruda surge com 22%, Luizianne Lins com 5% e Geovana Cartaxo com 2%. 12% declararam que votariam em branco ou nulo e 10% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março de 2014 com 812 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa tem o registro no TRE-CE sob o protocolo Nº CE-00002/2014 e no TSE sob o protocolo Nº BR-00059/2014.

Link da Pesquisa: http://www.ibope.com/pt-br/noticias/Paginas/Disputa-pelo-Governo-do-Ceara-aponta-vantagem-para-Eunicio-Oliveira.aspx