Pesquisa Eleitoral Rio de Janeiro

Atualizado em 25/07/2014

Conforme a última pesquisa realizada pelo Ibope divulgada no site da “Federação das Indústrias do Rio” dia 17 de junho de 2014, Anthony Garotinho permanece na frente da disputa, mas empatado tecnicamente com Marcelo Crivella e Luiz Fernando Pezão.

Pesquisa para Governador do Rio de Janeiro

CandidatoIntenções de Voto (%)
Anthony Garotinho (PR)18%
Marcelo Crivella (PRB)16%
Luiz Fernando Pezão (PMDB)13%
Lindberg Farias (PT)11%
Cesar Maia (DEM)8%
Miro Teixeira (PROS)1%
Tarcísio Motta (PSOL)1%

Com sete possíveis candidatos, o cenário aparece indefinido, com Anthony Garotinho em primeiro com 18% das intenções de voto, mas empatado tecnicamente com Marcelo Crivella que obteve 16% e Luiz Fernando Pezão que aparece com 13%. Não muito distante está Lindberg Farias com 11% das menções dos entrevistados, Cesar Maia vem em seguida com 8%, enquanto Miro Teixeira e Tarcísio Motta obtiveram 1% cada. 27% declararam o voto em branco ou nulo e 6% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Numa simulação sem Cesar Maia, o cenário permanece praticamente o mesmo, com Anthony Garotinho na frente com 19%, ainda empatado tecnicamente com Marcelo Crivella com 17% e Luiz Fernando Pezão com os mesmos 13%, ao lado de Lindberg Farias com 12%, seguido de Miro Teixeira com 2% e Tarcísio Motta com 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 31% e os indecisos ou que não opinaram 6%.

Na pergunta espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Anthony Garotinho aparece empatado com Luiz Fernando Pezão com 5% das menções cada, Lindberg Farias foi citado por 3%, César Maia e Marcelo Crivella por 2% cada e Sérgio Cabral por 1%. Outros candidatos com menos de 1% receberam 1% das menções, enquanto 24% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 57% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Em um possível segundo turno entre Anthony Garotinho de Luiz Fernando Pezão, Garotinho lidera com 30% das intenções de votos, contra os 20% alcançados por Pezão. 42% optaram pelo voto em branco ou nulo e 8% ainda estão indecisos.

Caso Marcelo Crivella disputasse um segundo turno com Luiz Fernando Pezão, Crivella venceria com 31% das menções, enquanto Pezão obteria 19%. Os votos em branco ou nulo somaram 43% e os que ainda não sabem em quem votar 7%.

Simulando um segundo turno entre Luiz Fernando Pezão e Lindberg Farias, Pezão aparece na frente com 23%, muito próximo de Lindberg com 22%. Os votos em branco ou nulo atingiram 47% e os indecisos 9%.

Numa disputa entre Anthony Garotinho e Lindberg Farias no segundo turno, Garotinho ficaria em primeiro com 29%, seguido de Lindberg com 20%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 44% e os que ainda não sabem em quem votar 8%.

Com Luiz Fernando Pezão concorrendo um possível segundo turno com Cesar Maia, Pezão venceria com 22% contra os 19% obtidos por Cesar. 50% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo e 9% ainda estão indecisos.

Em um cenário com Marcelo Crivella disputando o segundo turno com Lindberg Farias, Crivella aparece na frente com 29% das menções, enquanto Lindberg foi citado por 20%. Os votos em branco ou nulo somaram 44% e os que não sabem em quem votar 8%.

Ao simular um possível segundo turno entre Anthony Garotinho e Marcelo Crivella, os dois aparecem empatados com os mesmo 25%, enquanto 43% declararam o voto em branco ou nulo e 7% afirmaram que ainda estão indecisos.

Também foi avaliado em qual dos candidatos apresentados os entrevistados não votariam de jeito nenhum, com a possibilidade de escolher mais de um candidato. Anthony Garotinho foi o mais rejeitado com 32% das menções dos entrevistados, Cesar Maia aparece em seguida com 24%, Luiz Fernando Pezão foi citado por 18%, Lindberg Farias por 14%, Marcelo Crivella e Miro Teixeira por 13% cada e Tarcísio Motta por 11%. Os votos em branco ou nulo atingiram os 11% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 12%.

Pesquisa para Senador do Rio de Janeiro

CandidatoIntenções de Voto (%)
Sérgio Cabral (PMDB)26%
Romário (PSB)22%
Jandira Feghali (PCdoB)20%

A disputa para o cargo de senador também está indefinida, com todos os três candidatos apresentados para compor o cenário, empatados tecnicamente. Sérgio Cabral lidera com 26% das intenções de voto, logo em seguida aparece Romário com 22% e Jandira Feghali com 20%. Os votos em branco ou nulo somaram 26% e os indecisos 6%.

Quando não foram apresentados os nomes dos candidatos, Sérgio Cabral também aparece na frente com 4% da preferência dos entrevistados, Romário aparece em segundo com 3%, seguido de Jandira Feghali e Marcelo Crivella com 1% cada. Outros candidatos com menos de 1% atingiram 1% das menções dos entrevistados, enquanto 26% optaram pelo voto em branco ou nulo e 64% afirmaram que ainda não sabem em quem votar ou não opinaram.

A pesquisa foi realizada entre os dias 07 e 11 de junho de 2014 com 1.204 entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o protocolo nº RJ-00006/2014.

Link da Pesquisa: http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC462AE9DE0146A96D2249609E.htm

................................................................................................................................................

Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Gerp divulgado dia 27 de abril pelo site do jornal “O Dia” mostra o senador Marcelo Crivella na frente, tecnicamente empatado com o deputado federal Anthony Garotinho.

Pesquisa para Governador do Rio de Janeiro

CandidatoIntenções de Voto (%)
Marcelo Crivella (PRB)18%
Anthony Garotinho (PR)13%
Lindbergh Farias (PT)8%
Cesar Maia (DEM)7%
Luiz Fernando Pezão (PMDB)6%
Alfredo Sirkis (PSB)2%
Miro Teixeira (PROS)1%

A diferença entre Crivella e Garotinho com relação a última pesquisa realizada em novembro pelo Ibope, permanece a mesma, com os dois pré-candidatos caindo dois pontos percentuais, com 18% e 13% respectivamente. Logo em seguida aparece o senador Lindbergh Farias com 8% das intenções de voto, muito próximo de Cesar Maia com 7% e Luiz Fernando Pezão com 6%. Alfredo Sirkis e Miro Texeira foram mencionados por 2% e 1% respectivamente, enquanto 23% responderam que não votariam em nenhum deles, 22% ainda não sabem em quem votar e 1% não respondeu.

Nesta pesquisa foram simulados seis cenários para um possível segundo turno. Numa disputa direta entre Marcelo Crivella e Anthony Garotinho, o senador obteve a preferência de 31% e o deputado de 15%. Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum deles totalizaram 20%, enquanto 26% ainda estão indecisos e 7% não responderam.

Com Crivella concorrendo com Luiz Fernando Pezão, o senador continua liderando, com 32% das intenções de voto, Pezão foi mencionado por 14% dos entrevistados e 20% deles declararam que não votariam em nenhum deles. 27% ainda não sabem em quem votar e 6% não opinaram.

Em um suposto segundo turno entre Crivella e Lindbergh, os pré-candidatos obtiveram 30% e 15% respectivamente. 21% dos eleitores não votariam em nenhum deles, 28% ainda estão indecisos e 6% não responderam.

Se Garotinho disputasse com Pezão, a diferença entre eles foi de apenas 2% e cada um obteve 20% e 18% respectivamente. Os entrevistados que afirmaram que não votariam em nenhum deles somaram 22%, enquanto 34% ainda não sabem em quem votaria e 6% não responderam.

Numa simulação com Lindbergh e Pezão, o primeiro candidato foi mencionado por 22% do eleitorado e o segundo por 15%. Aqueles que não votariam em nenhum dos dois candidatos totalizaram 23%, os indecisos 34% e os que não opinaram 6%.

Caso Lindbergh concorresse com Garotinho, venceria com 21% contra os 18% obtidos por Garotinho. 22% não votariam em nenhum deles, enquanto 32% ainda não sabem em quem votar e 7% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 23 de abril de 2014 com 870 entrevistados. A margem de erro é de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95,55%. A pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o protocolo nº RJ-00003/2014.

Link da Pesquisa: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-04-26/eleicoes-pesquisa-mostra-vantagem-de-crivella-no-estado.html

................................................................................................................................................

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em novembro de 2013, exibida pelo jornal “O Globo”, Marcelo Crivella surge em primeiro lugar das intenções de voto para governador do Rio de Janeiro em quase todos os cenários, mas em todos eles numa situação de empate técnico.

Pesquisa para Governador do Rio de Janeiro

CandidatoIntenções de Voto (%)
Marcelo Crivella (PRB)20%
Anthony Garotinho (PR)15%
Lindbergh Farias (PT)15%
Luiz Fernando Pezão (PMDB)5%

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a posição dos três primeiros colocados, Marcelo Crivella, Anthony Garotinho e Lindbergh Farias, se caracteriza como um empate técnico, quando é apresentado um cenário de apenas quatro candidatos para serem mencionados. Neste caso, os votos brancos e nulos superam o de qualquer candidato, totalizando 34% das intenções, com ainda 10% para os indecisos.

Quando os três principais concorrentes são apresentados com um maior número de candidatos ao Governo do Rio de Janeiro, permanece o empate técnico. Marcelo Crivella aparece com 16%, Anthony Garotinho com 13% e Lindbergh Farias com 11%. Logo em seguida vem Jandira Feghali, com 6%, Cesar Maia, com 5%, Bernardinho e Luiz Fernando Pezão, empatados com 4%, Miro Teixeira, com 2%, e Sandro Matos, com 1%.

Em um cenário onde não são apresentados os nomes dos candidatos, 60% dos entrevistados se colocaram como indecisos, sem saber em quem votar. Os que votariam em branco ou nulo, totalizaram 23%. Garotinho foi mencionado por 5%, Lindbergh por 3%, Crivella e Pezão ficaram empatados com 2% cada, e Cesar Maia, Jandira Feghali e Sérgio Cabral por 1% cada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, entrevistando 1.008 eleitores de 16 anos ou mais no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Ibope, o grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Link da Pesquisa: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Marcelo-Crivella-Anthony-Garotinho-e-Lindbergh-Farias-dividem-a-preferencia-do-eleitorado-na-disputa-pelo-governo-do-RJ.aspx