Vieira da Cunha

Atualizado em 23/04/2014
Candidato a Governador
Rio Grande do Sul
PDT / RS

Vieira da Cunha é candidato ao cargo de Governador do Rio Grande do Sul pelo PDT.

Atual deputado federal, Vieira da cunha venceu a disputa pela candidatura dentro do partido por 597 a 192 votos. Inicialmente foi necessária uma votação para decidir se o partido iria ou não lançar uma candidatura própria ao governo do Rio Grande do Sul, já que o PDT era aliado do atual governador Tarso Genro (PT), o que terminou com 313 votos contra e 476 votos a favor da candidatura própria. Apesar da decisão sobre o futuro candidato ao governo gaúcho, Vieira afirmou que ainda não assumiu nenhum compromisso com a reeleição da Dilma Rousseff ou do Tarso Genro, o que provavelmente só será definido em 2014.

Procurador de Justiça nascido em Porto Alegre (RS) em 1960, Carlos Eduardo Vireira da Cunha é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e deu início a sua vida política ainda na adolescência participando de grêmio estudantil. Em 1983 foi eleito presidente da Juventude Trabalhista permanecendo no cargo até 1985. No mesmo ano foi eleito vereador de Porto Alegre, sendo reeleito logo a seguir. Além disso, já cumpriu três mandatos como deputado estadual, um como deputado federal e segue cumprindo o segundo atualmente.

Como deputado federal foi incluído na lista dos 100 parlamentares mais influentes do país. Foi eleito por unanimidade pelo PDT, líder da Bancada na Câmara dos Deputados, onde é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e coordenador da Comissão Externa que trata a respeito da política sobre drogas no Brasil.

Cargos Exercidos

Outros Candidatos a Governador no RS
Candidatos pelo Mesmo Partido de Vieira da Cunha no RS
Senador