Atualizado em 25/11/2014

Como Funcionam as Eleições

Em 2014 o Brasil terá eleições gerais, onde serão escolhidos candidatos para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital.

O sistema eleitoral brasileiro é regido através da democracia representativa, onde a população elege seus governantes através de eleições livres, com o voto secreto.​

O voto é realizado através a urna eletrônica, que permite o registro digital de cada voto, resguardando a identificação do eleitor.

As eleições federais ocorrem sempre nos anos pares e a cada quatro anos.

Dia, Hora e Quem Deve Votar nas Eleições

Tanto as eleições federais quanto as municipais acontecem no primeiro domingo de outubro no ano correspondente, das 8 horas até às 17 horas. O voto é obrigatório para aqueles que têm entre 18 e 70 anos e sabem ler e escrever. Analfabetos e pessoas entre 16 e 18 anos ou acima dos 70 anos, podem votar, mas não são obrigados.

Eleição Majoritária e Proporcional

As eleições brasileiras ocorrem através de dois princípios, o majoritário e o proporcional. A eleição majoritária é direcionada para a escolha do Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito e Senador, já a proporcional é utilizada para eleger os Deputados Federais, Estaduais, Distritais e os Vereadores.

Eleição Majoritária: o candidato é eleito através da obtenção da maioria absoluta dos votos válidos, não computados os votos em branco e os nulos. Portanto, para um candidato vencer nas eleições majoritárias é necessário obter 50% dos votos mais um. Caso isso não aconteça na primeira votação, haverá uma nova eleição, chamada também de segundo turno, no último domingo de outubro, onde concorrem apenas os dois candidatos mais votados, e será eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos. Nos municípios com menos de 200 mil habitantes, as eleições para Prefeito é exigido apenas a o maior número dos votos válidos, e não há segundo turno.

Eleição Proporcional: também chamado de Sistema de Lista Aberta, é possível votar tanto no candidato quanto nas legendas partidárias, e aquele partido que obtiver muitos votos recebe mais cadeiras na Câmara Federal e Municipal.

Quem Pode Ser Candidato

Primeiramente para se candidatar a algum cargo eletivo no Brasil é necessário ser brasileiro nato, ter no mínimo 18 anos de idade, além de ser filiado a algum partido político e ter o domicílio eleitoral definido um ano antes das eleições. Porém, há uma idade mínima específica para concorrer aos cargos eletivos.

  • Presidente e Vice-Presidente: 35 anos completos até a data da posse;
  • Governador e Vice-Governador: 30 anos completos até a data da posse;
  • Senador e Suplente de Senador: 35 anos completos até a data da posse;
  • Deputado Federal, Distrital e Estadual: 21 anos completos até a data da posse.

Eleições 2016

Em 2016 o Brasil terá eleições municipais, onde são eleitos os Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores dos municípios brasileiros. As eleições municipais ocorrem sempre nos anos pares, intercalando com as eleições federais.

Confira também: Eleições 2018 >