Atualizado em 12/02/2016

Como saber onde voto?

Para saber onde votar nas eleições 2014 o eleitor deve descobrir o endereço correto através do site Tribunal Superior Eleitoral sobre o Título e Local de Votação.

Dentro deste serviço, o eleitor pode escolher uma de duas opções - a consulta por nome e a consulta por título de eleitor - para descobrir o local da votação (escola, colégio, universidade ou outro edifício) designado.

Veja também: Onde votar nas Eleições 2016.

Antes de começar a inserir os dados

Todas as letras inseridas são automaticamente transformadas em maiúsculas. Tenha cuidado para introduzir o nome exatamente como ele está no seu registro, tendo especial atenção com os acentos que possam ou não existir. Se os dados não forem exatos, a informação não será exibida.

Consulta por nome

Na consulta por nome, o eleitor deve inserir de forma correta seu nome, sua data de nascimento e nome de sua mãe (existe uma opção que deve ser marcada no caso do nome da mãe não constar ou ter sido deixado em branco aquando da inscrição). Seguidamente, o leitor deve preencher de forma correta o código apresentado na tela.

Depois, basta clicar com o mouse no botão "Consultar", e o local e o endereço onde você deve votar surgirão na tela.

Consulta pelo número do título

Para saber onde deve votar pelo número do título de eleitor, o eleitor deve inserir o número do título de eleitor, sua data de nascimento, e o nome de sua mãe (novamente, se esta informação não constar nos registros, existe uma caixa de opção que deve ser marcada). Deve ser introduzido corretamente o código de validação apresentado.

Clicando depois em "Consultar", a informação do local de votação para esse eleitor surge automaticamente na tela.

E se não funcionar?

Confira novamente todos os números e todos os nomes inseridos, inclusive acentos. Como acontece muitas vezes com sistemas informáticos, um grande número de acessos pode causar eventualmente alguma lentidão no processo. Nesse caso o melhor será esperar alguns minutos antes de tentar novamente.

Como saber onde votar pela zona

Outra forma de saber onde votar é ir ao site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, que poderão ter informações sobre a zona e seção específicas onde você deve votar. No entanto o método mais rápido e fácil é aquele descrito acima.

Como saber onde voto se estou no exterior?

Para os cidadãos brasileiros que residem no exterior, e cuja zona eleitoral já está definida como "ZZ". Para quem reside no exterior e não mudou sua zona eleitoral para "ZZ" até dia 7 de maio de 2014, não será possível votar no exterior.

Para votar, o eleitor brasileiro no exterior deve confirmar o local da votação na embaixada ou repartição consular que o site do TSE apresentar. O site da embaixada ou consulado também deverá ter a informação do local onde vai decorrer a votação.

Como saber onde votar no 2º turno?

No caso de existir um segundo turno nas eleições 2014, tanto o local como o horário da votação serão os mesmos para cada eleitor.

Confira também: Eleições 2018 >