Confira também: Eleições 2018 >
Atualizado em 05/10/2014

Como Saber se Vou Ser Mesário?

Para saber se vai ser mesário, o eleitor deve aguardar a comunicação oficial com a convocatória ou consultar a lista com a relação de mesários convocados que deverá ficar disponível no cartório eleitoral onde estiver inscrito.

Carta Convocatória

A convocação dos mesários que trabalharão nas eleições compondo a mesa receptora é feita por uma comunicação oficial do Juiz Eleitoral enviada através dos Correios, pelo Tribunal Regional Eleitoral do domicílio eleitoral do convocado.

Convocatória por E-mail

Alguns Tribunais Regionais utilizam o e-mail para a convocação de mesários, mas apenas quando tal procedimento foi autorizado anteriormente, por escrito, pelo eleitor no seu cartório eleitoral.

Lista de Mesários

Além da Carta Convocatória, o eleitor pode saber se foi convocado através de uma lista com a relação dos mesários convocados disponibilizada no cartório eleitoral em que está inscrito ou no site de alguns Tribunais Regionais. Esta lista é atualizada diariamente durante o prazo da nomeação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral a lista é formada por um sistema que utiliza o princípio de sorteio aleatório, por isso, qualquer eleitor em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser convocado.

O que Fazer Quando For Convocado

Ao ser convocado, o eleitor é intimado a comparecer no cartório eleitoral para se apresentar e receber as informações sobre as atribuições do cargo de será exercido. O eleitor pode também ser convocado pelo cartório eleitoral para um treinamento prévio.

Confira também: Eleições 2018 >