Atualizado em 05/10/2014

Como Ser Mesário Voluntário

Mesmo antes do período de convocação dos membros da mesa receptora, o eleitor pode se inscrever como mesário voluntário. mas deve mesmo assim aguardar a convocatória.

O programa é de responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado e pode ser feito pessoalmente, comparecendo ao cartório eleitoral da sua cidade, ou preenchendo o formulário disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

Ao manifestar o desejo de compor a mesa receptora, a inscrição do eleitor é enviada ao cartório eleitoral da respectiva zona eleitoral, para ser incluído no banco de dados dos eleitores disponíveis para o trabalho, com a observação que entraram no sistema como voluntário.

É importante lembrar que ao se inscrever como mesário voluntário o eleitor não está automaticamente nomeado, pois a convocação é determinada pelo Juiz Eleitoral e será apreciada de acordo com a necessidade de cada zona eleitoral.

Caso seja convocado, o eleitor voluntário se compromete com a Justiça Eleitoral como qualquer outro mesário, e se não comparecer ao pleito, estará sujeito às penalidades legais se não apresentar uma justificativa à Justiça Eleitoral no prazo de até 30 dias após a eleição.

Confira também: Eleições 2018 >