Atualizado em 05/10/2014

Horário de Votação

O horário de votação nas eleições 2014 é das 8 horas da manhã até as 17 horas (cinco da tarde) do dia 05 de outubro de 2014. É importante lembrar que o horário de votação é sempre o horário local e que todas as urnas abrem e fecham pontualmente, no horário determinado.

Após as 17 horas só será dada permissão para votar aos eleitores que tiverem chegado ao local da votação até às 17 horas. Nessa hora, todos os eleitores que estiverem na fila receberão senhas numeradas e serão convidados, em voz alta, pelo presidente, a entregar seus títulos à mesa, para que possam ser admitidos a votar. A votação continua na ordem decrescente das senhas recebidas.

Tal como acontece em todos os anos eleitorais, quer sejam eleições federais (que é o caso em 2014) ou municipais, o dia da votação é sempre o primeiro domingo de outubro do ano em questão, e o horário é sempre das 8 horas até às 17 horas.

Em 2014 o primeiro domingo de outubro cai no dia 5, sendo esse o dia em que cada eleitor deve comparecer no seu domicílio eleitoral para votar, e dentro do horário pré-determinado.

Dia e Horário de Votação no Segundo Turno

No caso de haver 2º turno, a votação acontecerá no dia 26 de outubro, no mesmo horário do primeiro turno, das 8 horas da manhã até às 17 horas (cinco da tarde).

Votar nas eleições 2014 é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros que sabem ler e escrever com idade entre os 18 e os 70 anos. O voto é facultativo para cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, cidadãos com idades superiores a 70 anos, e cidadãos analfabetos.

Confira também: Eleições 2018 >