Confira também: Eleições 2018 >
Atualizado em 05/10/2014

Pesquisa Eleitoral Espírito Santo

Futura - Pesquisa 03/10/2014

De acordo com a mais recente pesquisa Futura encomendada pela Rede Gazeta, divulgada dia 03 de outubro, Paulo Hartung tem números suficientes para ser eleito ao cargo de Governador no primeiro turno.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo (Votos Válidos)

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)56%
Casagrande (PSB)39%
Roberto Carlos (PT)3%
Camila Valadão (PSOL)2%
Mauro Ribeiro (PCB)0,3%

Na contagem dos votos no dia da eleição, são removidos os votos dos eleitores indecisos, os votos em branco e os nulos. A Justiça Eleitoral utiliza este método para a obtenção do resultado oficial no dia do pleito, sendo necessário que o candidato consiga 50% dos votos válidos mais um para ser eleito no primeiro turno.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo (Votos Totais)

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)45%
Casagrande (PSB)31%
Roberto Carlos (PT)2%
Camila Valadão (PSOL)1%
Mauro Ribeiro (PCB)0,3%

Dos votos totais, os brancos e nulos somaram 6% e os que não sabem em quem votar 14%.

Neste levantamento, simularam ainda um possível segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados, onde Paulo Hartung venceria com 50% das intenções de voto, contra os 34% obtidos por Csagrande. 5,5% escolheram o voto em branco ou nulo e 11% não sabem em quem votar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 02 de outubro de 2014 com 1.600 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-ES sob o protocolo nº ES-00033/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00990/2014, e foi divulgada no site Globo.com.

.......................................................................................................................................

A pesquisa Futura encomendada pela Rede Gazeta e divulgada no dia 27 de setembro revela que Paulo Hartung tem 50% das intenções de voto para o cargo de Governador, o que significaria a vitória no primeiro turno. Na corrida pelo senado, Rose de Freitas lidera.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo

CandidatosIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)50%
Casagrande (PSB)28%
Roberto Carlos (PT)2,5%
Camila Valadão (PSOL)0,6%
Mauro Ribeiro (PCB)0,4%

Dentre os candidatos que se enfrentam pelo Governo, Paulo Hartung se mantêm na frente da corrida com 50% das intenções de voto, Casagrande surge em segundo lugar com 28%, seguido por Roberto Carlos que chegou aos 2,5%, Camila Valadão com 0,6% e Mauro Ribeiro com 0,4%. Os entrevistados que escolheram o voto em branco ou nulo totalizaram 6,5% e os que não sabem em quem votar 12%.

Na parte da pesquisa em que os nomes dos candidatos não foram mostrados, Paulo Hartung lidera com 41% das intenções de voto e Casagrande segue em segundo com 23% das menções. Roberto Carlos foi referido por 1,5% dos entrevistados, Camila Valadão por 0,5% e Mauro Ribeiro por 0,2%. Os votos em branco ou nulos somaram 5,5% e os que não sabem 28%.

Quanto à taxa de rejeição, quando perguntaram aos entrevistados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, Roberto Carlos, Camila Valadão e Casagrande foram os mais rejeitados, com 14% das menções cada um. Mauro Ribeiro teve uma taxa de rejeição de 10% e Paulo Hartung de 9%. 33% dos entrevistados mencionaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, 3% rejeitaram todos os candidatos, e 18% afirmaram não saber.

Na simulação de 2º turno feita pela pesquisa, que prevê uma possível disputa entre os dois candidatos com maior percentagem de intenção de voto, Paulo Hartung teve 53% e Casagrande 31%. Disseram que votariam em branco, nulo, ou em ninguém 7% dos entrevistados. 9% dos entrevistados responderam com "não sei".

Pesquisa para Senador do Espírito Santo

CandidatosIntenções de Voto (%)
Rose de Freitas (PMDB)27%
Neucimar Fraga (PV)13,5%
João Coser (PT)13%
Andre Moreira (PSOL)1,5%

Na corrida por uma vaga no Senado, Rose de Freitas é a primeira colocada com 27% das intenções de voto, Neucimar Fraga foi escolhido por 13,5% dos entrevistados, João Coser obteve 13% das menções e Andre Moreira alcançou 1,5%. Os votos em branco ou nulo somaram 13% e os que não sabem em quem votar 32%.

Quando inquiridos sobre em quem iriam votar, sem que os nomes dos candidatos sejam exibidos (pergunta espontânea), os entrevistados mencionaram Rose de Freitas 16,5% das vezes, Neucimar Fraga 7% das vezes e João Coser 7% das vezes. Outros candidatos foram citados por 1%, os votos em branco ou nulo por 9% e os que não sabem totalizaram 58%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de setembro de 2014 com 800 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-ES sob o protocolo nº ES-00025/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00859/2014, e foi divulgada no site Globo.com em duas partes, para o Governo e Senado.

.......................................................................................................................................

A mais recente pesquisa Futura encomendada pela Rede Gazeta, divulgada dia 20 de setembro, mostra Paulo Hartung em primeiro na disputa pelo Governo, ainda com a possibilidade de ser eleito no primeiro turno, e Rose de Freitas liderando pelo Senado.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)49%
Casagrande (PSB)31%
Roberto Carlos (PT)2%
Camila Valadão (PSOL)1%
Mauro Ribeiro (PCB)0%

Numa simulação com os candidatos que se enfrentam pelo Governo, Paulo Hartung continua na frente com 49% da preferência dos entrevistados, Casagrande aparece em segundo com 31%, seguido por Roberto Carlos que obteve 2% e Camila Valadão com 1%. Mauro Ribeiro não atingiu a pontuação mínima de 1%, os votos em branco ou nulo totalizaram 4% e os que não sabem em quem votar 13%.

Quando os nomes dos candidatos não foram mostrados, Paulo Hartung também lidera com 36% das intenções de voto, Casagrande recebeu 22% das citações, enquanto Roberto Carlos e Camila Valadão empataram com 1% cada. Mauro Ribeiro não pontuou, os votos em branco ou nulo somaram 4% e os que não sabem 35%.

Perguntaram também aos entrevistados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, onde Camila Valadão foi a mais rejeitada com 17% das menções, mas muito próxima de Roberto Carlos, que recebeu 15%, Casagrande foi citado por 13%, Mauro Ribeiro por 12% e Paulo Hartung por 10%. Os que declararam que poderiam votar em todos os candidatos totalizaram 39% e os que não sabem 13%.

Pesquisa para Senador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Rose de Freitas (PMDB)27%
Neucimar Fraga (PV)17%
João Coser (PT)15%
Andre Moreira (PSOL)2%

Dentre os que concorrem por uma vaga no Senado, Rose de Freitas aparece como a primeira colocada com 27% das intenções de voto, Neucimar Fraga foi escolhido por 17% e está empatado tecnicamente com João Coser que obteve 15%, enquanto Andre Moreira obteve 2%. Os votos em branco ou nulo somaram 12% e os que não sabem em quem votar 28%.

Na pergunta espontânea, onde os nomes dos candidatos não são exibidos, Rose de Freitas também é a primeira com 15% das menções, Neucimar Fraga recebeu 9% e João Coser 6%. Outros candidatos foram citados por 1%, os votos em branco ou nulo por 7% e os que não sabem somaram 68%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2014 com 806 eleitores. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-ES sob o protocolo nº ES-00021/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00694/2014, e foi divulgada no site Globo.com em duas partes, para o Governo e Senado.

.......................................................................................................................................

De acordo com a pesquisa Ibope encomendada pela TV Gazeta, divulgada dia 13 de setembro, Paulo Hartung tem grandes chances de ser eleito ao Governo ainda no primeiro turno, enquanto Rose de Freitas e João Coser estão empatados na corrida pelo Senado.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)42%
Casagrande (PSB)29%
Roberto Carlos (PT)2%
Camila Valadão (PSOL)2%
Mauro Ribeiro (PCB)2%

Nesta pesquisa, Paulo Hartung aparece com 42% das intenções de voto, Casagrande vem em seguida com 29%, enquanto Roberto Carlos, Camila Valadão e Mauro Ribeiro obtiveram 2% cada. 8% escolheram o voto em branco ou nulo e 15% ainda não sabem em quem votar.

Na pergunta espontânea, onde não são exibidos os nomes dos candidatos, Paulo Hartung também lidera com 32% das menções, Casagrande foi citado por 22%, Roberto Carlos por 2% e Camila Valadão por 1%. Outros candidatos foram mencionados por 1%, os votos em branco ou nulo totalizaram 9% e os que não sabem em quem votar 34%.

Questionaram ainda aos entrevistados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, onde Roberto Carlos e Mauro Ribeiro foram os mais rejeitados, recebendo 18% das menções cada, Camila Valadão aparece na sequência com 16% e Casagrande com 14%. Os que declararam que poderiam votar em todos os candidatos somaram 20% e os que não sabem 38%.

Pesquisa para Senador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Rose de Freitas (PMDB)22%
João Coser (PT)21%
Neucimar Fraga (PV)14%
Raphael Furtado (PSTU)2%
Andre Moreira (PSOL)1%

Na disputa pelo Senado, Rose de Freitas lidera com 22% das intenções de voto, mas empatada tecnicamente com João Coser que aparece com 21%, Neucimar Fraga obteve 14%, Raphael Furtado 2% e Andre Moreira 1%. Os votos em branco ou nulo atingiram 11% e os que não sabem em quem votar 29%.

Quando os nomes dos candidatos não foram mostrados, João Coser aparece em primeiro com 13% das menções, empatado tecnicamente com Rose de Freitas que recebeu 12% e Neucimar Fraga com 9%. Outros candidatos foram citados por 1%, os votos em branco ou nulo somaram 12% e os que não sabem em quem votar 53%.

Pesquisa para Presidente da República no Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Marina Silva (PSB)33%
Dilma (PT)26%
Aécio Neves (PSDB)21%
Pastor Everaldo (PSC)1%
Outros*2%
Branco/Nulo/Nenhum6%
Não Sabe12%

* Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), não atingiram a pontuação mínima de 1% e alcançaram, juntos, 2% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 11 de setembro de 2014 com 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os protocolos nº ES-00020/2014 e nº BR-00620/2014, e foi divulgada no site Globo.com em três partes, para o Governo, Senado e Presidência.

.......................................................................................................................................

Mediante a pesquisa Brand encomendada pelo jornal "Século Diário", divulgada dia 02 de setembro de 2014, Paulo Hartung permanece em primeiro na disputa pelo Governo, enquanto João Coser lidera pelo Senado, mas empatado tecnicamente com Rose de Freitas e Neucimar Fraga.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)42,6%
Casagrande (PSB)30,1%
Roberto Carlos (PT)2,8%
Camila Valadão (PSOL)2%
Mauro Ribeiro (PCB)0,7%

Dentre os candidatos que concorrem ao Governo capixaba, Paulo Hartung continua na liderança com 42,6% das intenções de voto, mas não muito distante de Casagrande, que vem em seguida com 30,1%, Roberto Carlos obteve 2,8%, Camila Valadão 2% e Mauro Ribeiro 0,7%. Os votos em branco ou nulo somaram 7%, os que não sabem em quem votar 14,3% e os que não responderam 0,6%.

Quando não foram exibidos os nomes dos candidatos, Paulo Hartung também aparece na frente com 32,5% das menções dos entrevistados, Casagrande recebeu 22,7%, Roberto Carlos 2,2%, Camila Valadão 1% e Mauro Ribero 0,3%. Outro candidato foi mencionado por 0,8%, enquanto os votos em branco ou nulo totalizaram 5,2% e os indecisos 35,3%.

Os eleitores ainda foram solicitados a escolher o candidato que não votariam de forma alguma, onde Casagrande foi o mais rejeitado com 12,1% das citações, seguido por Camila Valadão com 10%, Paulo Hartung com 8,7%, Roberto Carlos com 8,6% e Mauro Ribeiro com 5,8%. Os entrevistados que afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos atingiram 44,3%, enquanto 3,5% rejeitam todos eles e 7,1% não sabem ou não responderam.

Pesquisa para Senador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
João Coser (PT)17,3%
Rose de Freitas (PMDB)16,8%
Neucimar Fraga (PV)14,3%
André Moreira (PSOL)1,1%
Raphael Furtado (PSTU)0,8%

Em um cenário com os candidatos que disputam uma vaga no Senado, João Coser continua em primeiro lugar com 17,3% das intenções de voto, mas empatado tecnicamente com Rose de Freitas que aparece com 16,8%, e Neucimar Fraga que obteve 14,3%. André Moreira foi citado por 1,1% e Raphael Furtado por 0,8%, enquanto 14,5% optaram pelo voto em branco ou nulo, 34,7% ainda estão indecisos e 0,7% não responderam.

Na pergunta espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Rose de Freitas lidera as menções com 8%, mas empatada tecnicamente com Neucimar Fraga, mencionado por 7,1% e João Coser por 6,4%, André Moreira e Raphael Furtado receberam 0,4% das citações cada, enquanto outros candidatos foram mencionados por 2,3%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 9,5%, os indecisos 65,8% e os que não responderam 0,2%.

Quando questionados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, Neucimar Fraga foi o mais rejeitado com 11,5%, bem próximo de João Coser que foi citado por 11,4%, Rose de Freitas recebeu 6,5% das menções, André Moreira 4,3% e Raphael Furtado 3,2%. Os entrevistados que afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos somaram 43%, os que rejeitam todos eles 6,3% e os que não sabem ou não responderam 13,8%.

Pesquisa para Presidente da República no Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Marina Silva (PSB)40,4%
Dilma (PT)19%
Aécio Neves (PSDB)15,4%
Pastor Everaldo (PSC)0,9%
Outros*1%
Branco/Nulo6%
Indecisos17%
Não Respondeu0,3%

* Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU), juntos, somaram 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto de 2014 com 1.200 eleitores em 18 municípios do Espírito Santo. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-ES sob o protocolo nº ES-00019/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00476/2014, e foi divulgada no site seculodiario.com.br em três partes, para o Governo, Senado e Presidência.

.......................................................................................................................................

O levantamento Ibope encomendado pela TV Gazeta, divulgado dia 30 de agosto, mostra Paulo Hartung liderando a disputa pelo Governo e João Coser empatado tecnicamente com Rose de Freitas pelo Senado.

Pesquisa para Governador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Hartung (PMDB)44%
Casagrande (PSB)30%
Roberto Carlos (PT)3%
Camila Valadão (PSOL)2%
Mauro Ribeiro (PCB)1%

Em um cenário com os cinco candidatos que concorrem ao Governo, Paulo Hartung aparece em primeiro com 44% das intenções de voto, Casagrande vem na sequência com 30%, seguido por Roberto Carlos com 3%, Camila Valadão com 2% e Mauro Ribeiro com 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 10% e os que ainda não sabem, também 10%.

Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Paulo Hartung também lidera com 27%, Casagrande foi o segundo com 18% e Roberto Carlos o terceiro com 1%. Outros candidatos somaram 1%, enquanto os votos em branco ou nulo 9% e os indecisos 43%.

Os entrevistados também foram questionados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, onde Camila Valadão foi a mais rejeitada com 16% das menções, empatada tecnicamente com Casagrande que foi citado por 15%, Roberto Carlos com 14% e Mauro Ribeiro com 13%. Paulo Hartung foi mencionado por 10%, enquanto 25% afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos e 27% ainda não sabem.

Pesquisa para Senador do Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
João Coser (PT)28%
Rose de Freitas (PMDB)22%
Neucimar Fraga (PV)13%
Raphael Furtado (PSTU)2%
Andre Moreira (PSOL)1%

Na corrida pelo Senado, João Coser aparece na frente com 28% da preferência dos entrevistados, mas empatado tecnicamente com Rose de Freitas que obteve 22%, Neucimar Fraga vem na sequência com 13%, Raphael Furtado com 2% e Andre Moreira com 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 13%, enquanto os indecisos 20%.

Quando não foram exibidos os nomes dos candidatos, João Coser obteve 9% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Rose de Freitas, que recebeu 7% e Neucimar Fraga com 6%. Outros candidatos somaram 2%, os votos em branco ou nulo 12% e os que ainda não sabem em quem votar 64%.

Pesquisa para Presidente da República no Espírito Santo

CandidatoIntenções de Voto (%)
Marina Silva (PSB)36%
Dilma (PT)26%
Aécio Neves (PSDB)18%
Pastor Everaldo (PSC)1%
Levy Fidelix (PRTB)1%
Zé Maria (PSTU)1%
Rui Costa Pimenta (PCO)1%
Eduardo Jorge (PV)*0%
Eymael (PSDC)*0%
Luciana Genro (PSOL)*0%
Mauro Iasi (PCB)*0%
Branco/Nulo/Nenhum7%
Não Sabe8%

* Os candidatos que aparecem com 0%, não alcançaram a pontuação mínima de 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto de 2014 com 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-ES sob o protocolo nº ES-00017/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00458/2014, e foi divulgada no site Globo. com em três partes, para o Governo, Senado e Presidência.

Confira também: Eleições 2018 >