Confira também: Eleições 2018 >
Atualizado em 05/10/2014

Pesquisa Eleitoral Santa Catarina

Ibope - Pesquisa 03/10/2014

A pesquisa Ibope divulgada no dia 03 de outubro, encomendada pelo Grupo RBS, mostra Raimundo Colombo na frente da corrida pelo Governo com chances de vencer no primeiro turno, enquanto que na luta pela vaga no Senado, Dário Berger lidera.

Pesquisa para Governador de Santa Catarina (Votos Válidos)

CandidatosIntenções de Votos Válidos (%)
Raimundo Colombo (PSD)57%
Paulo Bauer (PSDB)22%
Claudio Vignatti (PT)15%
Afrânio Boppré (PSOL)4%
Janaina Deitos (PPL)1%
Outros1%

Gilmar Salgado (PSTU), Elpídio Neves (PRP) e Marlene Soccas (PCB) não alcançaram a pontuação mínima de 1% e juntos chegaram a 1% das intenções de voto.

Para fazer o cálculo dos votos válidos, é necessário remover da amostra todos os votos brancos, todos os votos nulos e também os eleitores que revelaram estar indecisos. O procedimento usado na pesquisa é exatamente o mesmo que a Justiça Eleitoral utiliza para divulgar os resultados oficiais da eleição. Para que um candidato vença no primeiro turno, é necessário que obtenha 50% dos votos válidos mais um voto.

Pesquisa para Governador de Santa Catarina (Votos Totais)

CandidatosIntenções de Voto Totais (%)
Raimundo Colombo (PSD)48%
Paulo Bauer (PSDB)18%
Claudio Vignatti (PT)13%
Afrânio Boppré (PSOL)4%
Janaina Deitos (PPL)1%
Branco/nulo7%
Indecisos9%

Gilmar Salgado (PSTU), Elpídio Neves (PRP) e Marlene Soccas (PCB) não alcançaram a pontuação mínima de 1%.

Em um cenário de possível segundo turno, a pesquisa colocou frente a frente Raimundo Colombo e Paulo Bauer. Colombo obteve 51%, Bauer 21%, os votos brancos ou nulos 13% e os indecisos 14%.

Pesquisa para Senador de Santa Catarina (Votos Válidos)

CandidatosIntenções de Votos Válidos (%)
Dário Berger (PMDB)39%
Paulo Bornhausen (PSB)36%
Milton Mendes (PT)14%
Sargento Amauri Soares (PSOL)4%
Professora Junara Ferraz (PRP)3%
Alan Alves Moreira (PMN)2%
Rosane de Souza (PSTU)2%

Para fazer o cálculo dos votos válidos, é necessário remover da amostra todos os votos brancos, todos os votos nulos e também os eleitores que revelaram estar indecisos. O procedimento usado na pesquisa é exatamente o mesmo que a Justiça Eleitoral utiliza para divulgar os resultados oficial da eleição.

Pesquisa para Senador de Santa Catarina (Votos Totais)

CandidatosIntenções de Votos Totais (%)
Dário Berger (PMDB)29%
Paulo Bornhausen (PSB)27%
Milton Mendes (PT)10%
Professora Junara Ferraz (PRP)3%
Sargento Amauri Soares (PSOL)3%
Alan Alves Moreira (PMN)1%
Rosane de Souza (PSTU)1%
Brancos/Nulos8%
Indecisos18%

Pesquisa para Presidente em Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Dilma (PT)38%
Aécio Neves (PSDB):28%
Marina Silva (PSB):19%
Pastor Everaldo (PSC):1%
Luciana Genro (PSOL):1%
Outros*1%
Branco/Nulo5%
Não Sabe/Não respondeu7%

* Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) totalizaram, juntos, 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 03 de outubro de 2014 com 1.610 eleitores em 74 municípios de Santa Catarina. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-SC sob o protocolo nº SC-00034/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00985/2014, e foi divulgada no site Globo.com em três partes, para o GovernoSenado e Presidência.

......................................................................................................................................

Ibope - Pesquisa 24/09/2014

A mais recente pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS, divulgada dia 24 de setembro, mostra Raimundo Colombo liderando a corrida pelo Governo, e Dário Berger em primeiro pelo Senado, mas empatado tecnicamente com Paulo Bornhausen.

Pesquisa para Governador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Raimundo Colombo (PSD)52%
Paulo Bauer (PSDB)16%
Claudio Vignatti (PT)6%
Elpídio Neves (PRP)1%
Janaina Deitos (PPL)1%
Outros1%

Na disputa pelo Governo catarinense, Raimundo Colombo continua na frente com 52% das intenções de voto, Paulo Bauer vem na sequência com 16%, Claudio Vignatti obteve 6%, enquanto Elpídio Neves e Janaína Deitos receberam 1% cada. Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Marlene Soccas (PCB) alcançaram, juntos, 1% das intenções de voto, enquanto 5% optaram pelo voto em branco ou nulo e 18% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Simularam também um possível segundo turno entre os dois primeiros colocados, onde Raimundo Colombo seria reeleito com 57% das intenções de voto, enquanto Paulo Bauer ficaria em segundo com 19%. Os votos em branco ou nulo somaram 6% e os que não sabem em quem votar ou não responderam 19%.

Pesquisa para Senador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Dário Berger (PMDB)24%
Paulo Bornhausen (PSB)22%
Milton Mendes (PT)7%
Professor Junara Ferraz (PRP)4%
Sargento Soares (PSOL)3%
Alan Alves Moreira (PMN)1%
Rosane de Souza (PSTU)1%

Dos candidatos que se enfrentam por uma vaga no Senado, Dário Berger aparece em primeiro com 24% das intenções de voto, mas empatado tecnicamente com Paulo Bornhausen, que obteve 22%, Milton Mendes foi escolhido por 7%, Professora Junara Ferraz por 4% e Sargento Soares por 3%, enquanto Alan Alves Moreira e Rosane de Souza por 1% cada. 8% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 30% ainda não sabem ou não quiseram responder.

Pesquisa para Presidente da República em Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Dilma (PT)36%
Aécio Neves (PSDB)25%
Marina Silva (PSB)19%
Pastor Everaldo (PSC)2%
Eduardo Jorge (PV)1%
Luciana Genro (PSOL)1%
Outros*1%
Branco/Nulo4%
Não Sabe/Não Respondeu12%

* Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) totalizaram, juntos, 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de setembro de 2014 com 1.008 eleitores em 54 municípios de Santa Catarina. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-SC sob o protocolo nº SC-00027/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00765/2014, e foi divulgada no site Globo.com em três partes, para o Governo, Senado e Presidência.

......................................................................................................................................

Segundo a pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS, divulgada dia 28 de agosto de 2014, Raimundo Colombo continua em primeiro na disputa pelo Governo, enquanto Paulo Bornhausen lidera pelo Senado.

Pesquisa para Governador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Raimundo Colombo (PSD)43%
Paulo Bauer (PSDB)19%
Cláudio Vignatti (PT)7%
Afrânio Boppré (PSOL)1%
Gilmar Salgado (PSTU)1%
Janaina Deitos (PPL)1%
Elpídio Neves (PRP)0%
Marlene Soccas (PCB)0%

Entre os candidatos que concorrem ao Governo catarinense, Raimundo Colombo aparece com grandes chances de ser eleito no primeiro turno com 43% das intenções de voto, Paulo Bauer ficou em segundo com 19% e Cláudio Vignatti em terceiro com 7%. Afrânio Boppré, Gilmar Salgado e Janaina Deitos obtiveram 1% cada, enquanto Elpídio Neves e Marlene Soccas não atingiram a pontuação mínima de 1%. Os votos em branco ou nulo somaram 10% e os indecisos 17%.

Os eleitores também foram questionados sobre qual candidatos não votariam de forma alguma, onde Raimundo Colombo foi o mais rejeitado com 13% das menções, Paulo Bauer, Cláudio Vignatti e Janaina Deitos vêm na sequência com 8% cada, enquanto Afrânio Boppré, Elpídio Neves, Gilmar Salgado e Marlene Soccas receberam 7% cada.

Nesta pesquisa também foi simulado um possível segundo turno entre os dois primeiros colocados, onde Raimundo Colombo seria eleito com 46% das intenções de voto, contra os 24% alcançados por Paulo Bauer. 11% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 18% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Pesquisa para Senador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Bornhausen (PSB)25%
Dário Berger (PMDB)15%
Milton Mendes (PT)7%
Rosane de Souza (PSTU)4%
Sargento Soares (PSOL)4%
Professora Junara Ferraz (PRP)2%
Alan Alves Moreira (PMN)1%

Em um cenário com os candidatos que disputam uma vaga no Senado, Paulo Bornhausen continua na liderança com 25% das intenções de voto, seguido por Dário Berger com 15%, Milton Mendes com 7%, Rosane de Souza e Sargento Soares com 4% cada, Professora Junara Ferraz com 2% e Alan Alves Moreira com 1%. Os que afirmaram que votariam em branco ou nulo totalizaram 13% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 30%.

Pesquisa para Presidente da República em Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Dilma (PT)34%
Marina Silva (PSB)22%
Aécio Neves (PSDB)20%
Pastor Everaldo (PSC)2%
Eduardo Jorge (PV)1%
Outros*1%
Branco/Nulo8%
Não Sabe/Não Respondeu12%

* Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) receberam menos de 1% das intenções de voto cada e, juntos, totalizaram 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto de 2014  com 812 eleitores em 45 municípios de Santa Catarina. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-SC sob o protocolo nº SC-00022/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00442/2014, e foi divulgada no site Globo.com em três partes, para o Governo, Senado e Presidência.

......................................................................................................................................

O levantamento do Instituto Mapa encomendado pelo Grupo RIC e pela Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC), divulgado dia 26 de agosto de 2014, mostra Raimundo Colombo na liderança pelo Governo e Paulo Bornhausen pelo Senado.

Pesquisa para Governador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Raimundo Colombo (PSD)46%
Paulo Bauer (PSDB)13,5%
Claudio Vignatti (PT)7,5%
Afrânio Boppré (PSOL)2,2%
Janaina Deitos (PPL)1,2%
Gilmar Salgado (PSTU)0,7%
Marlene Soccas (PSB)0,7%
Elpídio Neves (PRP)0,4%

Em um cenário com os oito candidatos que concorrem ao Governo, Raimundo Colombo aparece em primeiro com 46% das intenções de voto, bem distante do segundo colocado, Paulo Bauer que obteve 13,5%, Claudio Vignatti vem na sequência com 7,5%, Afrânio Boppré tem 2,2%, Janaina Deitos 1,2%, Gilmar Salgado e Marlene Soccas 0,7% cada e Elpídio Neves 0,4%. Os votos em branco somaram 10% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 17,7%.

Quando não foram apresentados os nomes dos candidatos, Ricardo Colombo também lidera com 18,1% das menções dos entrevistados, Paulo Bauer recebeu 3,1% e Vignatti 2,9%, enquanto os demais candidatos obtiveram menos de 0,5% das citações. 66,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Os eleitores também foram questionados sobre qual candidato não votariam de forma alguma, onde Raimundo Colombo foi o mais rejeitado com 20,8%, seguido por Paulo Bauer com 18,2%, Claudio Vignatti com 16,4%, Gilmar Salgado com 14,4%, Marlene Soccas com 13,7%, Elpídio Neves com 13,4%, Afrânio Boppré com 13,1% e Janaina Deitos com 13%. Os que afirmaram não rejeitar nenhum do candidatos totalizaram 39,9% e os que não sabem 8,1%.

Pesquisa para Senador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Bornhausen (PSB)25,2%
Dário Berger (PMDB)15%
Milton Mendes (PT)8,7%
Prof. Junara Ferraz (PRP)3,6%
Rosane de Souza (PSTU)3,1%
Sargento Soares (PSOL)2,9%
Alan Alves Moreira (PMN)0,7%

Na disputa pelo Senado, Paulo Bornhausen aparece na frente com 25,2%, Dário Berger foi citado por 15%, Milton Mendes por 8,7%, Prof. Junara Ferraz 3,6%, Rosane de Souza 3,1%, Sargento Soares 2,9% e Alan Alves Moreira 0,7%, enquanto 29,2% afirmaram que ainda estão indecisos.

Pesquisa para Presidente da República em Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Marina Silva (PSB)31%
Dilma (PT)27%
Aécio Neves (PSDB)19,5%
Pastor Everaldo (PSC)1,7%
Branco/Nulo/Nenhum7,6%
Não Sabe/Não Respondeu10,5%

Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Mauro Iasi (PCB) receberam entre 0,7% e 0,2% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto de 2014 com 1.204 eleitores. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-SC sob o protocolo nº SC-00019/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00402/2014, e foi divulgada no site ricmais.com.br em duas partes, para o Governo e Senado, e para Presidência.

......................................................................................................................................

De acordo com a pesquisa Ibope encomenda pela RBS Participações SA, divulgada dia 16 de julho de 2014, Raimundo Colombo tem grandes chances de ser reeleito Governador logo no primeiro turno, enquanto Paulo Bornhausen seria eleito ao Senado.

Pesquisa para Governador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Raimundo Colombo (PSD)40%
Paulo Bauer (PSDB)10%
Cláudio Vignatti (PT)6%
Afrânio Boppré (PSOL)4%
Elpídio Neves (PRP)2%
Gilmar Salgado (PSTU)2%
Janaina Deitos (PPL)2%
Marlene Soccas (PCB)1%

O atual Governador Raimundo Colombo lidera com 40% das intenções de voto, muito a frente do segundo colocado, Paulo Bauer, que recebeu 10%. Cláudio Vignatti aparece com 6%, Afrânio Boppré com 4%, enquanto Elpídio Neves, Gilmar Salgado e Janaína Deitos foram mencionados por 2% e Marlene Soccas por 1%. Os votos em branco ou nulo totalizaram 15% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 18%.

Os entrevistados também foram questionados em qual candidato não votariam de forma alguma, onde Raimundo Colombo foi o mais rejeitado com 13% das menções, Paulo Bauer vem em seguida com 7%, Afrânio Boppré com 6%, Cláudio Vignatti, Elpídio Neves, Gilmar Salgado e Janaía Deitos foram mencionados por 4% cada, enquanto Marlene Soccas recebeu 3% das citações. 31% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 36% não sabem ou não responderam.

Pesquisa para Senador de Santa Catarina

CandidatoIntenções de Voto (%)
Paulo Bornhausen (PSB)20%
Dário Berger (PMDB)12%
Milton Mendes (PT)8%
Professora Junara Ferraz (PRP)4%
Rosane de Souza (PSTU)4%
Alan Alves Moreira (PMN)2%
Sargento Soares (PSOL)2%

O cenário pela disputa ao Senado mostra Paulo Bornhausen em primeiro com 20% das intenções de voto, seguido de Dário Berger com 12%, Milton Mendes com 8%, Professora Junara Ferraz e Rosane de Souza com 4% cada, e Alan Alves Moreira e Sargento Soares com 2% cada. Os votos em branco ou nulo somaram 16% e os que não sabem ou não responderam 32%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho de 2014 com 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-SC sob o protocolo nº SC-00311/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00220/2014, e foi divulgada no site Globo.com.

Confira também: Eleições 2018 >